Pesquisar

Saneamento Básico em Porto Feliz

Saneamento Básico em Porto Feliz

       Até 1910 os habitantes de Porto Feliz utilizavam água proveniente de poços perfurados nos fundos dos quintais e, do Rio Tietê e seus vertentes, trabalho este feito com baldes ou recipientes levados no lombo de burros. Em 1910, dois chafarizes foram construídos para utilização pública e os primeiros projetos para uma grande e eficiente rede de distribuição de água começam a ser montados. O engenheiro civil Tito Ferrreira já pensava em orçamento e nos produtos que seriam utilizados. 
        Em 1912 iniciam-se os serviços de água na cidade. Em 2 de abril do mesmo ano, as primeiras redes de distribuição foram inauguradas, mas atendiam apenas a parte central da cidade. Surgem as primeiras caixas d´água e reservatórios.
       Finalizam-se as primeiras plantas (1928) da construção de uma rede de captação, tratamento, armazenamento e operação do sistema. Ainda não se pensava numa distribuição para toda a cidade. 
      
O objetivo era captar a água do Rio Tietê e levá-la até um reservatório com capacidade para 150.000 litros.
       A Estação de Tratamento de Água de Porto Feliz (ETA - Construída em 1928) foi ampliada em 1964, elevando sua capacidade de tratamento para 46 litros por segundo. 

       No final da década de 60, a cidade contava com um importante, mas ainda muito precário serviço de abastecimento de água. A falta de água era uma constante, o que tornava obrigatório um sistema de rodízio que funcionava em boa parte da cidade. Tornou-se imprescindível a criação de um órgão que cuidasse exclusivamente da operação, manutenção, conservação e exploração dos serviços de água e de esgoto sanitário em todo município.1951
       Nessa época, a própria população levava água no lombo de animais para suas casas.
       Em 20 de agosto de 1970, foi criado o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Porto Feliz (SAAE), Autarquia Municipal responsável pelos serviços. 
       Também foi construída a Estação de Captação de Água do Ribeirão Avecuia. Construção ETA Adutoras foram implantadas. 
   Em
bora contando com diversas outras deficiências, o principal problema do sistema anterior estava na qualidade da água do manancial (Rio Tietê), que tornava difícil o tratamento.
       Em 1º de julho de 1971, o SAAE entra efetivamente em funcionamento, tendo o Sr. Renato Angelieri como seu primeiro Diretor.

      Nesse período, ocorre a aquisição dos primeiros hidrômetros para medir consumo de água das residências.
       Inicia-se a construção, sob projeto da COPLASA, da Estação de Captação de Água ( ECA ) do Ribeirão Avecuia.
       É construída uma barragem de nível de concreto, sem preocupação de reserva de água, pois o Ribeirão possui vazão mínima suficiente para não necessitar de acumulação.
       Em 29 de março de 1972, é inaugurada a Estação de Captação de Água (ECA) do Ribeirão Avecuia. 
       É firmado um empréstimo junto à CEESP, a fim de remodelar a ETA, reformando o prédio de química, a parte hidráulica, elétrica e outros reparos, que contribuíram para que a capacidade de vazão saltasse de 46 litros por segundo para 80 litros por segundo.
       Com 24 funcionários em 1973, o SAAE alcança a marca de 3.124 pontos de ligação de água instalados na cidade. O índice de captação de esgoto atinge 84% da região urbana.
       No ano de 1983, a fluoretação da água começa ser feita de forma rotineira na Estação de Tratamento de Água de Porto Feliz. Ocorre também a instalação de hidrômetros em todos os prédios da cidade. As ligações de água alcançam o número de 4.904 pontos. A captação de esgoto urbano alcança o índice de 88%.
      De 1983 a 1987 o município de Porto Feliz, trata apenas 5% do total dos despejos sanitários coletados, através do Sistema de Tratamento de Esgoto da Bacia do Ribeirão Avecuia.
      Projetada pela CETESB, é construída uma Lagoa de Estabilização para tratamento dos despejos lançados na bacia de drenagem do Ribeirão Avecuia (Zona Urbana).
      É inaugurada a Estação de Tratamento de Esgoto da Vila América e Adjacências. 
      ETA 1987O município soma 5.920 pontos com ligação de água.
       Sobe de 80 para 120 litros por segundo o volume de água captada, tratada e distribuída para população no período de 1987 a 1989.
    Ainda neste período (1989), o SAAE atinge a marca de 6.344 ligações de água. O índice de captação de esgoto mantém-se estável. 
       De 1989 a 1997 ocorre a reforma da Estação de Tratamento de Água de Porto Feliz. Ao mesmo tempo, amplia-se o sistema de reservatórios. Construção Reservatório Palmital 1993
       É criada a ASSAE, associação que reúne os funcionários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Porto Feliz. A entidade visa amparar socialmente os colaboradores da Autarquia por meio da realização de cursos e eventos de cunho social.
       Nesse período, os pontos de ligação de água alcançam o número de 9.340. O índice de captação de esgoto atinge 98%.
       No período de 1997 a 2000, para agilizar o acesso dos clientes ao SAAE no processo de consultas, reclamações e sugestões, é criado o telefone 195/Emergência (para vazamento de água e entupimento das redes de esgoto principalmente), que funciona gratuitamente 24 horas. 
      A Bacia do Ribeirão Avecuia é transformada em Área de Proteção Ambiental (APA-Avecuia). Como resultado, o SAAE, a Prefeitura do Município e o Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) criam o programa S.O.S. Avecuia.
      A partir de 31 de dezembro de 2002, a coleta de lixo até então incorporada aos serviços sob responsabilidade so SAAE, passa a pertencer à Prefeitura de Porto Feliz.
      
Em 2007 é implantado oficialmente o serviço de Ouvidoria, também por meio do sistema de discagem gratuita pelo telefone 0800 10 96 10.       

 

 

Newsletter

Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Porto Feliz

Atendimento de segunda a sexta, das 9 às 16 horas: Ligue 0800 10 96 10 ou (15) 3261-9600. Plantão 24 horas para emergências de água e esgoto: Ligue 0800 77 02 195 ou (15) 3261-9700.
Praça Dr. José Sacramento e Silva, nº 50, Centro, Porto Feliz/SP

SAAE Porto Feliz. Todos os Direitos Reservados 2013