Pesquisar

Captação de Água

Captação de Água

Hoje, de toda a água tratada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Porto Feliz, 60% é proveniente de águas superficiais do Ribeirão Avecuia e o restante é obtida através de poços subterrâneos profundos do Aquífero Tubarão.

Podemos considerar que o sistema de abastecimento de água do município de Porto Feliz é composto basicamente por captação de água do Ribeirão Avecuia, captação de água do aquífero Tubarão, rede adutora de água bruta, estação de tratamento de água, reservatórios de compensação, estações elevatórias, adutoras de água tratada, reservatórios de distribuição e rede de distribuição.

 

 

 - Estação de Captação de Água - Ribeirão Avecuia

O Ribeirão Avecuia, situado à margem esquerda do Rio Tietê (Médio Tietê) nasce nas proximidades da Rodovia Castelo Branco Km 85, perto do município de Sorocaba numa altitude aproximada de 657 metros e se estende por 26 km até onde desemboca no Rio Tietê na altitude aproximada de 495 metros (em referência ao nível do mar). O Ribeirão Avecuia, é o único manancial superficial viável hoje em dia para o abastecimento de água para Porto Feliz.

Desde 1.971, com a construção da Estação de Captação de Água do Ribeirão Avecuia - Rua José Giuli Batista, 1420, antiga estrada da volta do poço - a cidade de Porto Feliz, vem sendo abastecida por essa bacia hidrográfica.

Até 1.970, o rio Tietê era o manancial que abastecia a cidade, descartado então pela inviabilidade no custo do tratamento de suas águas poluídas. Enquadrado como classe 2, segundo Decreto Estadual 10.755/77 e Resolução CONAMA nº 357/05, o Ribeirão Avecuia é a principal fonte de abastecimento de água da cidade. A bacia do Ribeirão Avecuia tem 150 Km² de extensão, quase 30% da área do município.

A Estação de Captação de Água do Ribeirão Avecuia localiza-se a leste da cidade, no ponto em que é cruzado por uma estrada municipal. Está situada a cerca de 1800 metros da Estação de Tratamento de Água. Sua construção iniciou-se em 1971, tendo sido inaugurada em 29 de março de 1972.

O sistema de captação atual é composto por três bombas de 250 CV para a captação de até 120 litros de água por segundo, sendo que não funcionam simultaneamente, sempre havendo duas bombas reservas para não haver fadiga dos equipamentos

Recentemente a barragem do Ribeirão Avecuia foi ampliada. Essa foi uma das mais importantes obras para a segurança hídrica municipal, que aumentou a reserva de água bruta de 30.000 para 300.000 m³ (ou seja, 300 milhões de litros), tornando a cidade preparada para seu crescimento, mesmo que imediato.

Nesse sistema, no final do ano de 2015, houve ainda a substituição da rede adutora que leva água bruta da captação até a estação de tratamento de água, onde a rede anterior, de 300mm de ferro fundido, que passava sob várias propriedades particulares, foi substituída por nova rede de diâmetro maior, DN 400, de material PVC, e com seu caminhamento totalmente em vias públicas evitando maiores transtornos em casos de manutenção.

 

- Captação de Água - Aquífero Tubarão

O Aquífero Tubarão é a principal unidade geológica presente na região, sendo explorado por meio de poços tubulares profundos. Suas águas, assim como as águas do Ribeirão Avecuia, apresentam excelente qualidade para fins de consumo humano.

Hoje o SAAE tem firmado um contrato de concessão com a empresa General Water, que capta mensalmente até 100.000 m³ de água do Aquífero por meio de 6 poços.

Mas com a ampliação do sistema adutor de água que vem sendo realizada pela Autarquia, Porto Feliz conta com mais 5 poços próprios que foram licitados, já em processo de perfuração. Esses poços profundos completam a obtenção de água para fins de abastecimento público, e serão totalmente gerenciados pelo SAAE.

Newsletter

Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Porto Feliz

Atendimento de segunda a sexta, das 9 às 16 horas: Ligue 0800 10 96 10 ou (15) 3261-9600. Plantão 24 horas para emergências de água e esgoto: Ligue 0800 77 02 195 ou (15) 3261-9700.
Praça Dr. José Sacramento e Silva, nº 50, Centro, Porto Feliz/SP

SAAE Porto Feliz. Todos os Direitos Reservados 2013